Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Cidade do Litoral pode aprovar Lei permitindo que cães e gatos usem o transporte público.

Outra Lei Estadual quer dar direito a levar até dois animais em transportes intermunicipais.

há 2 anos


A cidade de Matinhos que fica no litoral paranaense tem algumas coisas que chamam a atenção, entre elas, sua praia que é considerada uma das melhores do Paraná (e promete ficar melhor após a “engorda” da praia) ao lado de praias como Caiobá e Guaratuba.

Mas para os amantes de animais, pode ser que ainda fique melhor!

Ocorre que um Projeto de Lei 092/2022 pretende assegurar direito aos proprietários de animais de pequeno porte “PET” de serem transportados junto com o usuário desde que este tenha até 10 kg e esteja, entre outros requisitos, em caixa própria de transporte.

A proposta também fala sobre o cão guia, mas neste ponto pouco acrescenta, pois o direito deste cidadão em ser acompanhado por cães-guia já é regulado em Lei Federal nª 11.126/05.

A norma levanta algumas questões, do lado positivo, o usuário do sistema público não necessitara utilizar outros meios de transportes onerosos para levar seu PET junto consigo, o que facilitaria, por exemplo, levar o PET para uma consulta ao veterinário ou passear sem ter que usar outros transportes mais onerosos.

Por outro lado, fica a dúvida se outras Leis não seriam mais convenientes e urgentes, a exemplo, a proibição de rádios na praia como fizeram outros municípios, entre eles, Itapema/SC fixando multas de até 700 reais para som na praia ou até mesmo a comodidade de outros usuários do transporte público em relação a barulho, cheiros, tempo que se acresce no embargue e desembargue e até mesmo espaço físico e planilha de custos das empresas de transporte.

A proposta de lei municipal de Matinhos não está solitária, pois a Assembleia Legislativa do Paraná possui projeto de Projeto de Lei semelhante nª 33/2022 que também tem a intenção de oficializar o direito de transporte do PET até o limite, do que para nós parece extremamente exagerado, de permitir até DOIS ANIMAIS POR VEICULO se o peso não ultrapassar 12 kg para transporte em viagens intermunicipais.

A proposta moderniza a Lei Estadual Paranaense nº 19.241/2017 ja pouco respeitada que permitia o transporte de um único PET fora do horário comercial. Esta Lei já não era respeitada em muitos casos, pois parece que esqueceram de prever na Lei como a empresa privada que faz este tipo de transportes manejaria os custos da operação, pois se cada passageiro pudesse levar 1 animal em caixa de transporte a cada viagem, então, praticamente 30% a 50% do espaço dentro do ônibus teria que ser disponibilizado a esta tarefa, imagina agora que se pretende dar direito de levar até 2 PET por passageiro em viagens que pela natureza são demoradas!

Como diz uma frase muito utilizada na economia: Não existe almoço grátis!

E você, o que acha da mudança? Ela vai pegar? É boa ou ruim? Quem no final vai pagar a conta?

  • Publicações23
  • Seguidores7
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações31
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cidade-do-litoral-pode-aprovar-lei-permitindo-que-caes-e-gatos-usem-o-transporte-publico/1666548948

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)